Como ajudar alguém com depressão?
top of page

Como ajudar alguém com depressão?



Vejo sempre nas consultas que muitos familiares de pacientes deprimidos não sabem lidar muito bem com a doença e, (embora muitas vezes a intenção seja boa) eles acabam atrapalhando no tratamento. Veja algumas dicas para ajudar alguém que esteja passando por um quadro depressivo:


1-OUÇA e ESTEJA PRESENTE 💬

Você deve escutar mais do que falar. Evite fazer julgamentos ou dar lição de moral. Geralmente a pessoa com depressão já se critica muito e está fragilizada.

O ideal não é tentar apresentar soluções ou resolver o problema, mas sim de se mostrar disponível para conversar.


2-Seja PROATIVO 🚶

A depressão pode causar uma diminuição grande na energia, isolamento social, dificuldade de concentração e prejudicar a capacidade de tomar decisões. Não espere o deprimido ir buscar a sua ajuda. Se ofereça, por exemplo, para agendar um exame ou para fazer alguma atividade doméstica.


3- Tenha EXPECTATIVAS REALISTAS e PACIÊNCIA 🧘‍♀️

A melhora da depressao não é do dia para a noite. Mesmo o melhor tratamento disponível leva algum tempo para surtir o efeito esperado. Não se culpe e não culpe a pessoa deprimida!


4-NÃO faça COMPARAÇÕES! 🚫

“Você tem tudo! Uma casa, comida saúde, pessoas que te amam, não tem motivo para ficar assim. Pense nas pessoas que não tem onde morar ou o que comer”

Comparações desse tipo NÃO ajudam em nada e fazem com que a pessoa se sinta ainda mais culpada por não estar bem.


5-INCENTIVE a buscar ajuda profissional 👩‍⚕️

A depressão é uma doença que causa diversos prejuízos e precisa de tratamento adequado. Se ofereça para acompanhar a pessoa na consulta ou para procurar um lugar para a pessoa fazer psicoterapia, por exemplo.


⚠️IMPORTANTE

É preciso lembrar que não se trata de “falta de vontade”. As pessoas com depressão enfrentam uma batalha diária, então evite apontar erros ou deixá-las mais culpadas. 


🚨Lembre-se que antes de ajudar alguém, você deve estar bem!!!

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page