Síndrome de Burnout ou Síndrome de Esgotamento Profissional

Atualizado: Fev 6

Síndrome de Burnout é um conjunto de sintomas que aparecem em pessoas que trabalham com tarefas estressantes ou pessoas que trabalham longas jornadas.



É mais frequente em profissões que lidam com o público, como profissionais da área da saúde, vendedores e empresários. Pode ser considerada um esgotamento físico e mental decorrente do trabalho.


Sintomas da síndrome de Burnout

  • Sua produtividade vem caindo progressivamente: tanto a quantidade quando a qualidade do seu trabalho não é a mesma.

  • Hipersensibilidade, irritabilidade, perda de paciência;

  • Cansaço físico, falta de energia, desânimo, insônia: você se sente esgotado, como se a energia estivesse no fim, a maior parte dos dias;

  • Distanciamento (isolamento) de colegas de trabalho, amigos e familiares;

  • Dores de cabeça e dores musculares;

  • ”Mau humor crônico”;

Outros sintomas: ausência no trabalho (por doenças ou não), dificuldade de concentração e memória, pessimismo, alterações de apetite, baixa autoestima, ansiedade, exagero no consumo de café, pensamentos suicidas.


O burn out é progressivo, passando por diferentes fases e graus de gravidade.


Inicialmente, a pessoa sente uma dificuldade em “se desligar” do trabalho, muitas vezes trabalhando além do que esperado. As necessidades pessoais (como sono, lazer, alimentação) são colocadas em segundo plano e então os primeiros sintomas físicos começam a aparecer (dores de cabeça, dor muscular, insônia), e diminuição da autoestima.

Aos poucos, vai acontecendo um distanciamento das pessoas e mudança de comportamento. O mau-humor começa a aparecer a maior parte dos dias, acompanhado muitas vezes de apátia, irritabilidade e pessimismo. Alguém que era sorridente e solicíto pode se tornar arrogante e intolerante.


Para amenizar o desconforto, pode aparecer abuso de álcool, drogas ou compulsões (alimentos, compras, sexo, jogos).


O transtorno não tratado adequadamente pode progredir para transtornos psiquiátricos graves, incluindo transtornos de humor e transtornos de ansiedade. Por isso, é fundamental buscar ajuda profissional no início dos sintomas.


Como evitar a síndrome de Burnout?

  • Faça atividade física.

  • Mantenha uma alimentação equílibrada.

  • Faça exercícios de relaxamento.

  • Reserve tempo para fazer atividades prazerosas.

  • Tenha consciência que o álcool não ajudará no seu problema e pode agravar alguns quadros.

  • Garanta que seus direitos estejam sendo respeitados (carga horária, férias, horários para refeições e descanso)

  • Não tenha medo de buscar ajuda profissional.


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