Transtornos de Ansiedade
top of page

Transtornos de Ansiedade

Atualizado: 5 de fev. de 2021

Aperto no peito, dificuldade de concentração, bola na garganta, tremores e coração acelerado acompanhados de tensão ou medo. Se você é um humano, já apresentou algum sinal do corpo manifestando a ansiedade.




A ansiedade é uma reação natural do corpo que aparece frente a situações desconhecidas ou perigosas. Os sintomas aparecem devido a liberação de adrenalina, noradrenalina e cortisol no sangue, que vão mandar mensagem para o cerébro de “estado de alerta”. Até certo ponto, a ansiedade é benéfica, pois irá nos deixar preparados frente ao perigo.


Porém, esse mecanismo poderá estar desregulado, causando TRANSTORNOS DE ANSIEDADE. Nesses casos, o indivíduo irá ter prejuízos no seu dia-a-dia e pode ter um sofrimento significativo, necessitando de tratamento especializado.


Você sabia que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo?
Para o tratamento, existem três pilares principais: Medicações, Psicoterapia e Mudanças do Estilo de Vida.

É importante você saber que hoje em dia existem tratamentos muito eficazes, que não geram dependência e permitem você ter uma vida de maior qualidade.


O tratamento irá depender do seu transtorno, da gravidade, do seu histórico pessoal e da sua preferência. Muitas vezes é usado uma combinação das três opções para obtermos uma resposta mais eficaz e mais rápida.


Conheça os tipos de Transtorno de Ansiedade mais frequentes:


  • Transtorno de Ansiedade Generalizada

Sentimento de tensão, preocupações excessivas ou sentimento de medo, a maior parte dos dias, em diferentes ambientes. É difícil controlar a preocupação e muitas vezes vem junto com os seguintes sintomas: cansaço físico, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, inquietação e dificuldades no sono. Gera um sofrimento significativo e/ou atrapalha no dia a dia.


  • Transtorno de Pânico

Crises de ansiedade com sentimento que algo muito ruim está acontecendo (por exemplo: está tendo um infarto ou está morrendo), podendo apresentar: coração acelerado, sudorese, tremores, dor no peito, falta de ar, náusea, tontura, formigamentos, calafrios, sensação de estar distanciado de si mesmo, choros e angústia


  • Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)

Medo excessivo e persistente de situações de exposição a pessoas desconhecidas (ex: falar em público). Essas situações são evitadas ou suportadas com muito sofrimentos. O medo e a ansiedade das pessoas com fobia social frequentemente giram em torno do sentimento de vergonha ou humilhação caso não correspondam às expectativas das pessoas ou sejam julgadas por outras pessoas nas interações sociais.


Transtornos de Ansiedade não tratados de forma adequada podem progredir e predispor a outros transtornos mentais. Por isso, devem ser avaliados por um profissional qualificado e tratados o mais precocemente possível.



70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page